
Ainda não é oficial, mas dá para antecipar que a Serra vai ter pelo menos dois representantes na Copa do Brasil de 2013: Caxias e Veranópolis. O Ju pode entrar como vice-campeão ou terceiro colocado da Copa Hélio Dourado, caso perca a vaga na Pré-Série D para Brasil-Pe ou 14 de Julho. Os garantidos da Serra são Caxias, por ser vice-campeão gaúcho, e Veranópolis, atual campeão do Interior, por estar sendo beneficiado pelo Grêmio. Com a classificação à Libertadores, o Grêmio ingressa direto nas oitavas de final da Copa do Brasil e abre a vaga de terceiro do Gauchão. O VEC, que ficou em quarto, assume a posição. A distribuição das 86 vagas da Copa do Brasil de 2013 serão assim: 70 para as federações, 10 pelo ranking da CBF e mais seis para os times da Libertadores, que só entram nas oitavas. Antes disso, serão três fases eliminatórias. Começam 80 clubes, depois sobram 40, 20 e 10. Esses 10 de juntam aos seis da Libertadores. O Rio Grande do Sul, que tem direito neste novo formato a quatro vagas na fase inicial, pode ter seis representantes no total.
Quatro são garantidos: os três primeiros do Gauchão e o representante da Copinha. Ou seja: Inter, Caxias, Veranópolis (como terceiro no lugar do Grêmio) e Brasil-Pe ou 14 de Julho (caso o Juventude conquiste a Copa Hélio Dourado). Os outros gaúchos seriam Grêmio, porque está na Libertadores, e Ju, caso não seja tão prejudicado pelo novo ranking da CBF.
No regulamento, a quarta vaga gaúcha é do campeão da Copinha, mas este pode escolher entre Copa do Brasil e Série D. Obviamente, Ju ou Brasil-Pe vai escolher a seletiva da D. Aí, o vice ou o terceiro (caso o Inter B chegue à final) entra na Copa do Brasil. Outra mudança significativa é no calendário. Agora, a Copa do Brasil será disputada de 3 de abril a 27 de novembro, parando de 23 de maio a 2 de julho devido à Copa das Confederações, que ocorre no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho. Até ontem, o Ju era o 26º do ranking. Só que pelo menos 20 times que estão à frente do Ju já se classificaram para a Copa do Brasil via estaduais ou por estarem na Libertadores. Nos últimos anos, o Juventude entrou dessa forma, via ranking. O problema é que a CBF vai divulgar um novo ranking ao final do Brasileirão, já com novos critérios. Vão valer apenas os últimos cinco anos. Com isso, Ju vai cair muito de posição, pois coincide com o período em que o clube despencou da Série A para a Série D.
Fonte: Clicrbs