quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Juremir Machado da Guaíba e Correio do Povo já havia alertado: Gaúcho é racista e homofóbico



Gaúcho é racista e homofóbico

Postado por Juremir em 9 de março de 2014 - Uncategorized
Quando eu era criança, negro não entrava nos clubes sociais de Livramento. Era assim certamente em todas as cidades do Estado. As mães brancas não queriam que suas filhas casassem com negros. Isso foi há menos de 40 anos.
Em boa parte, os gaúchos continuam racistas. Volta e meia, na Serra, como sou branco, ouço comentários racistas entre brancos.
Na Fronteira, o racismo corria e corre solto.
Torcedor de futebol costuma ser racista e homofóbico.
Não é exclusividade da torcida do Grêmio, mas esta fez do racismo seu refrão.
A nova forma do racismo é dizer que branco também é discriminado com expressões como branquelo. A homofobia segue o mesmo padrão. Nem todo gaúcho é racista e homofóbico. Mas há muito racismo e muita homofobia entre os gaúchos.
Por que nenhum jogador de futebol assume sua homossexualidade no Brasil? Atenuante para os gaúchos.
Por que não tem gaúcho gay assumido no tradicionalismo?
Entre os mais racistas e mais homofóbicos, no Rio Grande do Sul, estão os torcedores de futebol militantes, os fanáticos, os que falam na “sagrada instituição Grêmio”, na “entidade Internacional”, no “meu Inter”, no “meu Grêmio”, no “futebol, minha vida”.
O racismo é nojento. Essa é um verdade única. Não admite contestação. Não há outra possibilidade.
A mídia tem sido tolerante com o racismo nos estádios de Porto Alegre. Por que não se coloca uma câmera escondida para captar essas manifestações e mostrá-las em reportagens? Tenho torcido pelo Internacional ao longo da vida. Mas já torci pelo Grêmio.
Futebol não é coisa séria para que se tenha só um clube na vida.
Há algum tempo, recebi este e-mail:
“Bom dia Juremir!
Peço ao amigo que mantenha em SIGILO meu NOME e TELEFONE contidos neste e-mail.
TRABALHO NA ÁREA DE SEGURANÇA PRIVADA Há MAIS DE 10 ANOS, REALIZANDO ESTE SERVIÇO EM DIAS DE JOGOS TANTO NO BEIRO-RIO QUANTO NO OLÍMPICO.
E AFIRMO COM TODAS AS LETRAS QUE EXISTE SIM RACISMO DENTRO DA INSTITUIÇÃO GRÊMIO FUTEBOL PORTO-ALEGRENSE, NO SEU QUADRO SOCIAL E TORCIDAS ORGANIZADAS.
ONTEM TRABALHEI NA SEGURANÇA DENTRO DO ESTÁDIO OLIMPICO E CONSTATEI EM DIVERSOS MOMENTOS BOA PARTE DA TORCIDA NA PARTE SOCIAL, FAZENDO GESTOS E IMITANDO SONS DE MACACO PARA OS JOGADORES “NEGROS” DO CRUZEIRO QUE AQUECIAM-SE PERTO DO BANCO DE RESERVAS E ATRÁS DE UMA DAS GOLEIRAS.
ESTES FATOS FORAM NOTADOS PELAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO QUE TRANSMITIAM O JOGO.
E O MAIS LAMENTÁVEL DE TUDO É QUE NOTEI PAIS INSTIGANDO SEUS FILHOS A FAZEREM O MESMO.
DESDE O FATO OCORRIDO QUANDO UMA PARTE DE UMA DETERMINADA TORCIDA ORGANIZADA, TENTOU FAZER UMA HOMENAGEM COM FAIXAS AO LENDÁRIO EVERALDO E A LUPICÍNIO RODRIGUES AMBOS NEGROS, FATO ESTE QUE TODOS SABEM O QUE OCORREU NO FINAL COM A TENTATIVA DE ASSASSINATO E AMEAÇAS VIA INTERNET A SEUS IDEALIZADORES, A DIREÇÃO GREMISTA JAMAIS TOMOU PROVIDENCIAS DEFINITIVAS PARA BANIR ESTE TIPO DE PESSOAS.
A DIREÇÃO DO GRÊMIO POSSUÍ CAMERAS DE VIGILÂNCIA NAS DEPENDÊNCIAS DO ESTADIO E DEVERIA USA-LAS PARA IDENTIFICAR ESTAS PESSOAS QUE FAZEM ESTES GESTOS E IMITAM O SOM DE MACACOS, ABORDANDO-AS, IDENTIFICADO-AS E ASSIM TOMAR TODAS AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS PARA QUE ISTO NÃO OCORRA MAIS.
SE ESTES FATOS OCORRESSEM NA EUROPA, TENHO PLENA CERTEZA DE QUE TANTO A INSTITUIÇÃO GRÊMIO E OS TORCEDORES IDENTIFICADOS SERIAM PUNIDOS, MAS ESTAMOS NO BRASIL E COMO TUDO…… ”
Não é exclusividade do Grêmio.
Nem todo gremista é racista. A maioria não é. Mas é inadmissível que aconteça.
O futebol é um dos mais fortes redutos do preconceito racial e sexual.
O fanatismo favorece a boçalidade.

Incrível!! Batistuta admite que pediu para ter pernas amputadas por conta de dores


Um dos melhores atacantes da história do futebol argentino, o ex-jogador Gabriel Omar Batistuta marcou uma geração na década de 1990. Porém, as várias lesões que teve durante a carreira o fizeram abusar das infiltrações para poder jogar regularmente, algo que o prejudicou mesmo após se aposentar. Em entrevista ao canal de televisão TyC Sports, 'Batigol' afirmou que as dores em suas pernas são tão intensas que ele já cogitou amputá-las para não sentir mais.



Hoje com 45 anos, o maior artilheiro da seleção argentina contou o drama que o fez parar de jogar. "Me aposentei e, de um dia para o outro, não podia caminhar regularmente. Já urinei na cama, mesmo tendo o banheiro a três metros, para não ter que levantar. Eram 4 da manhã e só pensava nas dores que poderia sentir", afirmou Batistuta, que pensou em se livrar das pernas para não sofrer mais.

"Visitei o médico e o pedi para amputar minhas pernas. Ele me olhou e disse que eu estava louco, mas eu insistia, não podia mais, vivia de mal humor, a dor era indescritível. Vi Oscar Pistorius e disse a mim mesmo que aquela era a solução, mas o doutor afirmou que não faria aquilo e colocou parafusos no meu tornozelo. Pediu para que eu escolhesse em qual perna faria, pois não podia ser feito em ambas. Escolhi a direita, mas não tinha diferente. O problema é que não tenho nem cartilagens, nem tendões. Meus 86kg estão apoiados nos ossos, e o choque dos ossos me dava muita dor. Depois a situação melhorou, mas demorou bastante", confidenciou o argentino.

Batistuta jogou em times como Boca Juniors, River Plate, Fiorentina, Roma e Internazionale, antes de encerrar a carreira no Al Arabi, do Qatar. Durante sua carreira, o ex-atacante sofreu bastante com lesões, o que fazia com que os médicos aplicassem infiltrações para deixá-lo disponível para jogar. Atualmente, a situação de suas pernas está melhor, com Batigol, inclusive, tendo começado a jogar golfe e algumas partidas de futebol.

Sorteio da Liga dos Campeões já garante grandes partidas

A Uefa realizou nesta quinta-feira o sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões, em Mônaco. Já dá para projetar alguns jogos interessantes neste estágio do torneio. Bayern de Munique e Manchester City (Grupo E) estão juntos, assim como Barcelona e Paris Saint-Germain (F), e Real Madrid com o Liverpool (B), que reúnem 15 títulos apenas entre eles. Outros clubes grandes também ficaram juntos em suas chaves. O atual vice-campeão, Atlético de Madrid, está no mesmo grupo da Juventus (B). O Borussia Dortmund, que ficou em segundo há duas temporadas, vai encarar oArsenal. Os portugueses acabaram encabeçando os grupos menos badalados. O Porto terá pela frente Shakhtar Donetsk, Bilbao e BATE Borisov. O Benfica enfrenta Zenit, Bayer Leverkusen e o enfraquecido Monaco. O atual campeão Real Madrid, pode ter o Liverpool pela frente, mas Basel e Ludogorets completam a chave. O Barcelona pega o PSG, além de Ajax e Apoel. O favorito Bayern de Munique tem grupo difícil. Além do Manchester City, vai enfrentar CSKA e Roma. Entre os convidados para o evento, o ex-goleiro Peter Schmeichel, que apresentou boa parte da cerimônia, Casillas, capitão que levantou a taça na última temporada pelo Real Madrid, e Karl-Heinz Riedle, campeão pelo Borussia Dortmund em 1997, e embaixador da final de 2014/15, que será em Berlim. Logo no começo da cerimônia, a Uefa mostrou imagens dos 10 títulos do Real Madrid da Liga dos Campeões, além de um vídeo em homenagem a Eusébio, ídolo português que morreu no início deste ano, e Di Stéfano, eterno craque merengue, que faleceu também em 2014.

Veja os grupos:










Grupo A: Atlético de Madrid, Juventus, Olympiacos e Malmö

Grupo B: Real Madrid, Basel, Liverpool e Ludogorets

Grupo C: Benfica, Zenit, Bayer Leverkusen e Monaco

Grupo D: Arsenal, Borussia Dortmund, Galatasaray e Anderlecht

Grupo E: Bayern de Munique, Manchester City, CSKA e Roma

Grupo F: Barcelona, Paris Saint-Germain, Ajax e Apoel

Grupo G: Chelsea, Schalke 04, Sporting e Maribor

Grupo H: Porto, Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbao e BATE Borisov

Municipal Aberto de Futsal de Paraí na reta Final

A rodada da última terça – feira, 26/08, definiu as 06 equipes da Série Prata classificadas para a sequencia da competição. Na Serie Prata disputaram a 1ª fase 10 equipes. Das 06 equipes que seguem na competição, as 02 melhores estão classificadas para as semi-finais e outras 04 equipes definirão as outras 02 vagas para as semi-finais na rodada da próxima terça-feira, 02 de setembro. 
Na Série Ouro 08 equipes disputam a 1ª fase. Na rodada da próxima sexta – feira, 29 de agosto, última da 1ª fase, serão conhecidas as 06 equipes que seguem na competição, sendo que as 02 melhores desta fase estarão automaticamente classificadas para as semi-finais.

O equilíbrio no nível técnico entre as equipes, tem marcado a maioria dos jogos até o momento, tornando a expectativa que na reta final isto continue o que é mais um dos motivos para o torcedor comparecer ao ginásio nos jogos finais da competição.

Confira os jogos finais:

9ª Rodada(última 1ª fase)

Dia 29 de agosto de 2014 (sexta – feira)

19:00 horas – Texas Hold’em/Agafarma x Cadore/Capellari e Vicensi – Série Ouro

19:50 horas – Palma Odontologia x Vomitinho – Série Ouro

20:40 horas – Goretti x Navegantes – Série Ouro

21:30 horas – Palmeirinha x Combinado – Série Ouro

Quartas de Finais

Dia 02 de setembro de 2014 (terça – feira)

19:00 horas – Jogo 01 – Navegantes ‘B’ x São Luis – Quartas de Finais Série Prata

19:50 horas – Jogo 02 – Goretti ‘B’ x Os da Quarta – Quartas de Finais Série Prata

20:40 horas – Jogo 03 – 3º Colocado 1ª Fase x 6º Colocado 1ª fase – Quartas de Finais Série Ouro

21:30 horas – Jogo 01 – 4º Colocado 1ª Fase x 5º Colocado 1ª fase – Quartas de Finais Série Ouro

Semi - Finais

Dia 05 de setembro de 2014 (sexta – feira)

19:00 horas – Jogo 05 – Só o Que Sobrou x Vencedor Jogo 02 – Semi - Finais Série Prata

19:50 horas – Jogo 06 – Palmeirinha ‘B’ x Vencedor Jogo 01 – Semi - Finais Série Prata

20:40 horas – Jogo 07 – 1º Colocado 1ª Fase x Vencedor Jogo 04 – Semi - Finais Série Ouro

21:30 horas – Jogo 08 – 2º Colocado 1ª Fase x Vencedor Jogo 03 – Semi - Finais Série Ouro

Finais
Dia 12 de setembro de 2014 (sexta – feira)

19:00 horas – Jogo 09 – Perdedor Jogo 05 x Perdedor Jogo 06 – 3º Lugar Série Prata

19:50 horas – Jogo 10 – Perdedor Jogo 07 x Perdedor Jogo 08 – 3º Lugar Série Ouro

20:40 horas – Jogo 11 – Vencedor Jogo 05 x Vencedor Jogo 06 – Final Série Prata

21:30 horas – Jogo 12 – Vencedor Jogo 07 x Vencedor Jogo 08 – Final Série Ouro