segunda-feira, 17 de julho de 2017

O Zagueiro Wagner Fogolari, que já passou pelo VEC, foi diagnosticado com linfoma


O zagueiro Wagner que já vestiu a camisa Pentacolor está afastado dos campos há um mês, ele agora vive o maior desafio dos seus 27 anos. Foi diagnosticado com linfoma , um tipo de câncer que ataca o sistema de defesa do organismo. Nesta semana iniciou as sessões de quimioterapia. Depois de duas semanas internado no Hospital de Clínicas ele recebeu alta na última sexta feira. Wagner é o verdadeiro símbolo de força de vontade nos times por onde atuou. 

"O carinho de todos os companheiros, de amigos e da família tem sido fundamental. Todos que têm torcido pela minha recuperação são muito importantes nesse momento. Eu estou forte, confiante. Não sou do tipo que deixo me abater. Tenho certeza que vou conseguir sair dessa", diz o zagueiro.
Os sintomas do linfoma de Hodgkin apareceram com força após a partida entre São José e Metropolitano, em Blumenau. Naquele jogo, Wagner acabou substituído logo nos primeiros minutos. Ele havia sentido uma lesão na virilha e, juntamente com a dor, dois nódulos surgiram naquele ponto. E foram seguidos de outros sintomas do que parecia ser uma crise hepática. Depois de uma série de exames e já sob acompanhamento médico no Hospital de Clínicas, Wagner soube que o que havia provocado aqueles sintomas eram linfonódulos no fígado e no baço. Daí até a internação hospitalar, os efeitos da doença foram fulminantes, com muita perda de peso.
"Nessas duas semanas internado, fiz uma série de exames para entender que tipo de linfoma eu tenho e como será o tratamento. Estou pronto para esse desafio", afirma o Wagner. 
Quem o conhece, nem poderia esperar outra reação. Liberado por alguns dias até o início do tratamento, ele agora caminha devagar e é impossível esconder o cansaço. Mas isso é só por fora.
Essa mesma confiança ele tem demonstrado no hospital. Diante da perspectiva da médica responsável pelo tratamento de que a quimioterapia levará em torno de seis meses, o zagueiro saltou.
"Seis meses? Não me serve. Eu vou estar aqui de volta para o Gauchão".
A médica, então, o desafiou:
"Olha, vai depender de ti, do teu organismo. Pode ser em quatro meses".
Ele topou:
"Então anota aí. Em quatro meses estou pronto".

O que é o linfoma?
É um câncer que tem origem no sistema linfático (que faz parte do sistema imunológico e também tem funções de eliminação de resíduos e líquidos em excesso no corpo). Na maioria dos casos, a causa não é conhecida. Manifesta-se, em geral, a partir dos nódulos do sistema linfático.

O linfoma de Hodgkin
É uma das formas em que o linfoma se apresenta. Recebe este nome em homenagem ao doutor Thomas Hodgkin, que iniciou as pesquisas sobre o linfoma em 1832. Este tipo de linfoma ataca principalmente jovens entre 15 e 35 anos e costuma ter seu tratamento bem sucedido na maioria dos casos.

Veranópolis: Sub15 da AAV venceu, e encaminha a classificação no estadual


No domingo passado, a categoria sub15 da AAV voltou a quadra, mas dessa vez a partida foi válida pelo campeonato estadual e o adversário foi o Caxias Futsal/UCS. O jogo marcava o confronto direto para permanecer na zona de classificação. A gurizada veranense não sentiu a responsabilidade da partida e acabou goleando o adversário por 5 a 0. Já a sub17 recebeu o BGF e acabou derrotada por 4 a 2.
A Associação volta a jogar pelo campeonato estadual, no próximo sábado em Carlos Barbosa contra a ACBF.

Fagundes Varela: Começou o Campeonato de Futsal


As arquibancadas do Ginásio Municipal de Esporte lotaram para assistir a abertura do 9º Campeonato Municipal de FUTSAL de Fagundes Varela, que ocorreu neste domingo, dia 16 de julho.


Confira os resultados da primeira rodada:

Amiga Informática 7 x 1 Vale do Sol
Grêmio 0 x 5 NTN
Flamengo 0 x 2 Dínamo/Construtora Dal Magro

Vila Flores: Segunda rodada do Campeonato de Futsal é alterada


A segunda rodada do Campeonato Municipal de Futsal de Vila Flores precisou ser alterada devido à falta de energia elétrica que atingiu parte da cidade, inclusive o Ginásio. Apenas a primeira partida, que iniciou 17h, foi realizada. O confronto foi entre Ipiranga e Vila Nova. O Vila Nova acabou levando a melhor e fechou o placar em 2 a 1. Vladimir Sachet e Márcio Domingos marcaram pelo Vila Nova e Rodrigo Correia descontou para o Ipiranga.


Com o imprevisto, as próximas partidas terão as datas alteradas em uma semana. Os jogos que seriam neste sábado foram transferidos para o próximo e assim sucessivamente, deixando a final, que era prevista para 16 de setembro, para o dia 23 de setembro. Não há informações sobre o que ocasionou a falta de energia elétrica.

Fagundes Varela: Em jogo eletrizante Botafogo de FV empatou com o Caxias pelo sub17


Foi um grande jogo no Olmar de Carli pelo sub17 da região.
Logo no início do confronto o Botafogo abriu o placar em cobrança de escanteio, Lucas marcou o gol da estrela solitária. Minutos depois o Caxias empatou em uma bela cobrança de falta, e ainda no primeiro tempo em um contra-ataque o Caxias ampliou, e fez o seu segundo gol. Na volta do intervalo o Botafogo do técnico Preto Conte voltou com quatros alterações que surtiram efeito, de tanto pressionar o Botafogo conseguiu seu gol de empate. A jogada dentro da área adversária resultou em penalidade máxima, que foi convertida por Marlon para o Botafogo. 
Depois do gol de empate a equipe da estrela solitária cresceu ainda mais no jogo e criou várias oportunidades de virar a partida, mas infelizmente a vitória não veio. O importante é pontuar para buscar a classificação, e com o empate, o Botafogo de Fagundes Varela, mesmo em casa, soma um ponto importante. 

Botafogo jogou com:
Arthur, Alan, Eduardo, Lucas, Adrian, Bruno, Wilian, Bernardo, Marlon, Ariel e Alex, ainda entraram e fizeram parte do elenco Julio, Josmar, Luquinhas, Maicon, Wilian, Mateus, Guilherme, Ryan, Cleber. Técnico: Preto Conte.

Paraí: Final de semana foi de quartas de final da Copa de integração


O Ginásio Municipal de Esportes de Paraí recebeu no domingo (16), jogos das Quartas de Finais da Copa Integração Regional de Futsal.
As equipes de Paraí das categorias Sub 17, Feminino e Masculino classificaram-se todas para a Semifinal. A equipe dos Veteranos joga no próximo domingo (23), em Serafina Corrêa.
Na categoria Veteranos, disputaram vaga na semifinal em Paraí, as equipes de Vanini e São Domingos do Sul.

Placar dos jogos realizados em Paraí:
Sub 17: Paraí 04X01 Serafina Corrêa
Feminino: Paraí 05X02 Serafina Corrêa
Veteranos: Vanini 03X01 São Domingos do Sul
Masculino: Paraí 06X02 São Domingos do Sul

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF