quinta-feira, 7 de maio de 2015

E aconteceu por lá! Caso das bolas murchas no Super Bowl XLIX

A investigação independente conduzida por Ted Wells concluiu que o New England Patriots provavelmente atuou de forma deliberada para murchar as bolas na final da Conferência Americana na última pós-temporada, em partida contra o Indianapolis Colts. Ainda segundo o resultado das investigações, o quarterback Tom Brady provavelmente sabia do esquema. O Patriots venceu o Colts por 45 a 7. Depois, derrotou o Seattle Seahawks e conquistou o Super Bowl XLIX. Brady foi eleito o jogador mais valioso da decisão. O padrão da NFL para o enchimento das bolas é de 12,5 a 13,5 libras por polegada quadrada e peso de 396 a 425 gramas. Como resultado das investigações, o Patriots pode ser multado e até punido com a perda de escolhas em drafts futuros.


PARA ENTENDER O CASO

Cada time de futebol americano tem o seu próprio conjunto de bolas, que utiliza durante os seus ataques — e, portanto, são manuseadas quase que exclusivamente pelos quarterbacks de cada equipe (como Tom Brady nos Patriots). Estas bolas devem respeitar a calibragem definida pela NFL (entre 12,5 e 13,5 libras por polegada). No dia 18 de janeiro, o New England Patriots (time de Tom Brady) enfrentou o Indianapolis Colts. A partida era válida pela final da Conferência Americana e, quem vencesse, disputaria o Super Bowl da última temporada. Durante o primeiro tempo do embate, os jogadores dos Colts, ao interceptarem lançamento de Brady, constataram que a bola estava "murcha" e passaram a reclamação para a arbitragem. No intervalo do jogo, foi feita uma conferência da calibragem das bolas, acompanhada por representantes da NFL. As 11 bolas dos Patriotstestadas na ocasião estavam com a pressão abaixo do mínimo exigido pela Liga nos dois aparelhos usados para medir a calibragem. Quatro bolas dos Colts foram testadas e estavam dentro das regras. A partir de então, uma longa investigação foi realizada. Nesta quinta-feira, o resultado foi divulgado. São 243 páginas, em inglês, que podem ser conferidas clicando aquiEm teoria, uma bola com pressão menor e, portanto, mais "murcha", pode facilitar o lançamento e a recepção de quem a utiliza e os Patriots teriam tirado vantagem esportiva da manobra.

Brasil em quinto no ranking da FIFA

O Brasil permanece na quinta posição no ranking da Fifa. A Alemanha, campeã mundial, mantém a liderança na classificação mensal, seguida por Argentina e Bélgica. A Colômbia aparece na quarta posição

Ranking da Fifa em 7 de maio: 

1. Alemanha
2. Argentina
3. Bélgica
4. Colômbia
5. Brasil
6. Holanda
7. Portugal
8. Uruguai
9. Suíça
10. Espanha
11. França
12. Romênia
13. Itália
14. Inglaterra
15. Costa Rica
16. Chile.

NOVA PRATA: 13ª CAMPEONATO ABERTO DE FUTEBOL SETE

13ª CAMPEONATO ABERTO DE FUTEBOL SETE – TAÇA VEREADOR NÉSIO ZAMIN

3ª RODADA – 09/05/2015

ESTÁDIO MUNICIPAL DR. MÁRIO CINI
INICIO 13:15 HS

CAMPO 1
1º JOGO: ATLÉTICO IPIRANGA X BENFICA
2º JOGO: BALADA X CLUBE ATLÉTICO PRATENSE
3º JOGO: CRUZEIRO X UNIDOS
4º JOGO: KIZOMBA X VSB FC

CAMPO 2
1º JOGO: LA CORUÑA X A.E.R. BRASIL

2º JOGO: AMÉRICA X CRUZ AZUL
3º JOGO: VILA SAPO X IPIRANGA
4º JOGO: ARSENAL X RIVER PLATE

6ª COPA INTEGRAÇÃO REGIONAL DE FUTSAL 2015

Categorias: Livre Masculino – Livre Feminino – Sub 17 - Veteranos
1ª FASE
Dia 10 de maio  de 2015(domingo)
Local da rodada: Ginásio Municipal de Esportes de  Paraí
17:00  horas – Categoria Veteranos – Parai x Vila Maria
17:50  horas – Categoria Sub 17 – Parai x Vila Maria
18:40  horas – Categoria Livre feminino – Parai x Vila Maria
19:30  horas – Categoria Livre masculino – Parai x Vila Maria

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF