quinta-feira, 21 de julho de 2022

DIA 31 TEM 3º COPA SUL RIOGRANDENSE NEDEL DE FUTSAL FEMININO EM VERANÓPOLIS

 

Existe evolução no futebol feminino, talvez não com a mesma velocidade do masculino, mas o crescimento esta aí. No Brasil a prática do futsal feminino foi oficializada em 08/01/1983 pelo extinto Conselho Nacional de Desportos (CND), a prática do futebol de salão feminino foi autorizada pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) em 23 de abril de 1983. A partir dessa autorização os campeonatos começaram a surgir em vários estados. 

Mesmo com toda a evolução, somente nove anos depois da 1ª competição oficial (1992), foi convocada pela primeira vez a seleção Brasileira para o Desafio Internacional com o Paraguai, em Londrina-PR em dezembro de 2001. Em Novembro de 2005 a Seleção Brasileira foi convocada novamente e teve um período de treinamentos em Londrina e Maringá-PR para uma série de 03 amistosos com a Espanha como preparação para o I Sul Americano realizado em Barueri-SP com a participação de seis países. 

Thalita Ziero, Roma Itália
A partir do 1º Sul americano, aconteceu o 2º em 2007 no Equador e o 3º em Campinas-SP com o Brasil sagrando-se tri-campeão. Em 2005 a CBFS criou a Liga Futsal Feminina nos mesmos moldes da Liga Futsal no masculino, que foi criada em 1996. Evidente que a Liga Futsal Feminina necessita de maior visibilidade para atrair patrocinadores e principalmente a transmissão de jogos pela TV. No rastro do crescimento no país foram surgindo competições estaduais e municipais, e as meninas foram gostando do esporte e a qualidade também foi aparecendo. No próximo domingo dia 31, teremos a oportunidade de acompanhar em Veranópolis uma destas competições é a 3º COPA SUL RIOGRANDENSE NEDEL DE FUTSAL FEMININO no poliesportivo Leonir A. Farina. São 18 times e 326 atletas envolvidas nesta competição estadual. 

Raquel Pedroso
 ALTAMURA Itália
De Veranópolis o Manchester disputa o campeonato na chave D ocupando a primeira colocação, e é exatamente os times desta chave que estarão disputando uma fase em Veranópolis. São três equipes que estarão no poliesportivo e que contam com jogadoras que atuam no país e fora dele também como Renatinha Adamatti, Raquel e a Thalita que atuaram na Itália, e Patrícia Del Soto que também esteve por lá, e que vestem a camisa veranense. Portanto meus amigos, domingo dia 31, teremos a oportunidade de ver de perto a evolução do futsal feminino, inclusive com transmissão da 96,1 FM, pela KOM TV e redes sociais. Nos encontramos lá.

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF