sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Começou a temporada 2011 da NFL! Saiba tudo sobre o Futebol Americano


A NFL (National Football League) tem 32 equipes brigando pelo título do Superbowl, a grande final do torneio, mas diferentemente do que acontece no campeonato brasileiro, por exemplo, um time não joga contra todos da liga, já que a temporada regular tem apenas 16 jogos.
As equipes são divididas em duas conferências, a AFC (American Football Conference) e a NFC (National Football Conference). Dentro de cada conferência, os 16 times são divididos em quatro divisões, nomeadas de Norte, Sul, Leste e Oeste. Das divisões, os times jogam uns contra os outros em partidas de ida e volta, alternando o mando de campo. Esses seis enfrentamentos diretos são sempre garantidos em todas as temporadas.
Outros quatro jogos são sempre contra equipes de divisões da conferência opostas, com uma rotatividade de quatro anos, para que dentro deste período todos joguem contra todos. O esquema se repete também para confrontos entre divisões da mesma conferência.
Exemplo: O Green Bay Packers, que é da NFC Norte, enfrenta esse ano os adversários da NFC Sul (New Orleans Saints, Tampa Bay Bucaneers, Carolina Panthers e Atlanta Falcons) e da AFC Leste (San Diego Chargers, Oakland Raiders, Denver Broncos e Kansas City Chiefs)

Os dois jogos restantes são contra equipes da mesma conferência, das duas divisões que não serão enfrentadas no ano vigente. O enfrentamento ocorre com adversários que tenham terminado nas mesmas colocações no ano anterior, com um jogo fora e um em casa.
Exemplo: Como os Packers terminaram em segundo lugar na NFC Norte e já vão enfrentar os times da NFC Sul, a equipe fará esses dois jogos contra St. Louis Rams (NFC Leste) e New York Giants (NFC Norte).

Playoffs
Após os 16 jogos da temporada regular, 12 equipes se classificam para a pós-temporada, também chamada de playoffs. Os jogos nessa etapa da competição acontecem em fase única e eliminatória, de forma que se perder, está fora da disputa pelo título.

Os melhores times de cada conferência se classificam automaticamente e ganham a vantagem de jogar em casa até a final de conferência (o Super Bowl, a grande final, é sempre realizada em campo neutro). Em seguida, os campeões de cada divisão garantem lugar nos playoffs.
As duas vagas que sobram ficam para as disputas de Wild Card. Os dois melhores segundo-colocados de cada conferência jogam entre eles para garantir uma chance de disputar a corrida até a final. O vencedor desse jogo acaba enfrentando a melhor equipe da conferência no jogo seguinte. Os demais classificados se enfrentam no mesmo esquema, o pior contra o melhor colocado, sempre dentro das conferências. O vencedor de cada conferência vai para a grande final.
Super Bowl
A grande final é disputada pelos campeões da AFC e da NFC, sempre em local pré-determinado pelos dirigentes da NFL. O evento é sempre a maior audiência registrada pela televisão e tem o horário de comercial mais caro do mundo.  A partida ainda conta com o show do intervalo, sempre com artistas renomados, e vários eventos menores na semana que precede o Super Bowl

CANCELADA. Rodada do Amador de Veranópolis foi cancelada


Devido ao falecimento do Sr. Ildo Parise, um dos fundadores do Planalto Futebol Clube, a  3ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol 2011, foi cancelada.

Carlos Alberto Jung
Coordenador de Esportes
Fones:             (54)34414878       -             (54)91227180      
www.veranopolis.rs.gov.br/esportes
www.vec.net.br
 

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF