quarta-feira, 23 de maio de 2018

Veranópolis: Caso de racismo. A versão de uma pessoa que estava lá.

No final da tarde de quarta feira, quando cheguei nos estúdios da 96,1 FM, recebi o telefonema de uma pessoa que queria falar comigo sobre a notícia do ato de racismo que, segundo o jogador que sofreu o ato, aconteceu no estádio do Planalto, em um jogo pela Libertadores do Nordeste, em Veranópolis. O depoimento do rapaz que diz ter sofrido o ato de racismo foi colocado no ar no programa de jornalismo e no esporte da 96, matéria realizada pelos colegas Paulo Cesar e Leandro. Muito bem, a moça que falou comigo por telefone relatou sua versão do fato. Pedi para que ela mandasse para meu e-mail um texto contando o que ela havia visto lá durante o jogo. Sei seu nome, mas ela pediu para que não fosse divulgado, e vou respeitar seu pedido. Ela é estudante de Educação Física, e diz acompanhar várias modalidades esportivas. O texto que recebi é este:


"Boa noite.
Me chamo................... e conversei com você por telefone na tarde de hoje.
Não gostaria que meu nome fosse divulgado, pois como estou sempre acompanhando diversos jogos, tenho medo de sofrer represálias. Mas gostaria que meu relato fosse divulgado, já que a notícia inicial trata-se de uma injustiça.

Sou estudante de educação física e estava assistindo o jogo de futebol no dia 13/05/18 no campo do planalto, aqui em Veranópolis. Deixo bem claro que não sou torcedora de nenhum dos times, (nem conheço os torcedores, já que moro aqui há pouco tempo), apenas assistia ao jogo, como de costume, sempre que possível, acompanho os jogos (não só de futebol) que acontecem aqui em Veranópolis.
Nesse dia, eu estava sentada em um muro que tem na lateral do campo, não torcia pra nenhum time, apenas assitia o jogo junto com alguns amigos.
Diante de todos os comentários que tenho visto nas redes sociais, acho injusto deixar de me manifestar.
Vi a notícia relatando suposto racismo, mas em nenhum momento presenciei qualquer tipo de racismo entre torcedor e jogador ou qualquer pessoa que lá estava.
Presenciei, sim, conflito entre torcidas, uma vez que a torcida do planalto reclamava sobre a marcação do jogo e a torcida do colorado começou se incomodar com isso e ameaçar a torcida do planalto. Eu ouvi ameaças por parte da torcida.
Foi isso.
Reitero: em momento algum ouvi qualquer comentário racista de qualquer pessoa que estava naquele local. Eu seria a primeira pessoa a denunciar.
Eu sou NEGRA, com muito orgulho!

Obrigada pela atenção".

Como sou adepto a filosofia do "ouvir os dois lados", me coloco a disposição para receber mais manifestações. Uma coisa deixo muito claro, não admito preconceito seja ele de que maneira for. Para mim, respeito não tem cor. Tem consciência.

Fagundes Varela: 2ª Rodada da Copa Serra de Futsal

A segunda rodada da Copa Serra de Futsal ocorreu no sábado dia 19/05 em Fagundes Varela com os jogos entre as equipes do Botafogo e Cotiporã 
Já na noite de terça-feira dia 22/05, na cidade de Vila Flores ocorreram os jogos entre as equipes do Jogando para o Futuro e Tropeiros de André da Rocha.
A organização é da Gal Sports e seus resultados e classificação podem ser acompanhados pelo link: https://galsports.placar10.com.br/

Seguem os resultados e tabelas de classificação.

Paraì: Esta em andamento a Décima Copa Paraí de Futsal


Iniciou na noite da terça-feira (22), a X Copa Paraí de Futsal. Os jogos serão realizados nas terças e sextas-feiras, a partir das 19h, no Ginásio Municipal de Esportes.

Placar dos jogos da terça-feira (22):
Veteranos : Salete 7X6 União Paraiense;
Categ. B: Azul 9X4 Santo Anjo;
Categ. B: Palmeirinha 3X2 Verde;
Categ. B: Lot. Matiello 3X3 São José.


Jogos da sexta-feira, dia 25:
19h Navegantes X Goretti 
19h50 Branco B X Branco A-T Klaus Gás
20h40 Salete X Barra Seca
21h30 Canhada X Verde B

Veranópolis:Racismo em jogo de futebol. Respeito não tem cor. Tem consciência.


O jogador da equipe do Colorado de Santa Helena de Bento Gonçalves, Douglas Cabral de Barros, o Bóia, fez o registro de denúncia de caso de racismo numa partida de futebol valida pela Copa Libertadores do Nordeste. O caso teria ocorrido na rodada disputada na tarde do domingo, dia 13 de maio, no Estádio Ernesto Parise, em Veranópolis. A equipe do Colorado enfrentava a equipe do Planalto, quando num lance, Douglas teria chutado em direção ao gol.

Segundo o relato dele, em entrevista a Rádio 96.1 FM, um homem estava atrás da goleira e teria o chamado de "nego macaco" e, ainda, teria dito que ele não sairia vivo de campo. Com o relato de colegas de equipe que servirão de testemunhas,Douglas fez o registro policial.
Ele ainda faz referência a questões de classe social, destacando que por ser de bairro mais pobre, muitas vezes os casos são abafados pela sociedade.Barros é natural do bairro Santo Antônio, em, Veranópolis e durante a semana reside em Bento Gonçalves. Aos finais de semana se desloca para a cidade para visitar os familiares. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: 96,1 FM

Veranópolis: E.C Independente e Planalto ficam no empate no jogo de ida da semifinal


Se olharmos apenas o resultado final, o Planalto conseguiu um bom resultado jogando fora de casa, pela semifinal da Copa Libertadores do Nordeste

Mas a vantagem da equipe de Veranópolis poderia ter sido ainda melhor. Na Vila Olímpica, em Gramado, o Planalto abriu 2 x 0 ainda na primeira etapa. Tida fez 1 x 0 aos 30 minutos e Fininho, aos 44, ampliou para os visitantes. 
No segundo tempo, quando o jogo se encaminhava para a vitória expressiva do Planalto, o Independente diminuiu o placar com Danrlei, aos 38 minutos. Aos 45 minutos, num gol contra de Tiago Rui, os donos da casa chegaram ao empate, que naquele momento foi considerado um grande resultado. 
No sábado, 26 de maio, as duas equipes voltam a se enfrentar, agora, em Veranópolis. Nesta quarta-feira, dia 23, G.E Independente/Flores da Cunha e Colorado Santa Helena fazendo o primeiro jogo da semifinal no Estádio Homero Soldatelli. A partida esta marcada para iniciar às 20h15min. 

Texto: Maicon Pan/Piccolo Esportivo 
Foto: André Aguirre / Portal Gramado News

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF