terça-feira, 28 de julho de 2015

Veranópolis: Obras no ADF, apesar do dinheiro na caixa, incrivelmente ainda não começou!

A obra de reforma no Estádio Antônio David Farina, apesar da verba empenhada já estar na Caixa Econômica Federal ainda não saiu do papel. É lamentável que essa obra esteja neste compasso de espera a tanto tempo. Agora a informação é de que os documentos que estão sendo exigidos pela caixa para a liberação da verba, chegou até a instituição de forma errada, e pela segunda vez! Todos sabem o quanto é difícil para conquistar uma verba para a concretização de um projeto, e essa está virando brincadeira. Os jovens atletas que estariam hoje melhor instalados, com quartos decentes, e um refeitório de melhor qualidade, hoje continuam em um local de muito pouca comodidade. A pergunta é; porque toda esta demora? Temos visto por este Brasil a fora descaso e falta de competência em muitos setores! Não queremos que isso aconteça em nossa cidade. Se existe a verba liberada pelo governo federal para este fim, é bom utilizar logo para que não se perca logo mais ali na frente. Se em outros setores que não o esporte, tipo saúde, segurança, educação as verbas liberadas forem tratadas desta forma bons projetos ficarão somente no sonho, e o prejuízo para a população será maior ainda. Já pagamos um preço alto demais para custear a máquina pública, queremos agilidade e competência! 

Detalhes sobre a possível volta da Copa Sul-Minas

O calendário do futebol brasileiro está perto de ganhar uma nova competição em 2016. Dirigentes estudam a recriação da Copa Sul-Minas, torneio que já existiu entre 2000 e 2002 — além de uma edição chamada apenas de Copa Sul em 1999. A competição teria a participação de clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais — além da provável inclusão de Flamengo e Fluminense, que travam uma batalha com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Detalhes da Copa Sul-Minas
Datas
Mínimo de 15 datas, entre janeiro e abril. O começo já é previsto para 2016 e o torneio será disputado de forma concomitante aos estaduais. Não há interesse em extinguir os campeonatos dos estados ou favorecer, como uma vaga em uma fase avançada, aos times que disputam o torneio regional.

Quem participa
Três equipes por estado — dois classificados pelo ranking da CBF e um pelo campeonato estadual. Seriam 12 clubes dos estados do Sul e de Minas, além das participações de Flamengo e Fluminense como convidados.

Os clubes que participaram de uma reunião preliminar em Santa Catarina são Avaí, Chapecoense, Figueirense, Joinville (SC), Inter, Grêmio (RS), Coritiba, Atlético (PR), Cruzeiro e Atlético (MG), além do Flamengo. Uma nova reunião ocorrerá no dia 7 de agosto, na Arena do Grêmio.

Formato
Caso o planejamento inicial seja cumprido, serão 14 times (três de cada estado do Sul e Minas, além dos dois cariocas) divididos em dois grupos de sete. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final e, a partir daí, a disputa segue em mata-mata. A final será em um jogo único em um local pré-determinado.

Como ficam os estaduais
Teoricamente, intocados. Os times que jogarem a Sul-Minas entraram em acordo para seguir jogando os estaduais. Na prática, como não haverá classificação automática para fases avançadas, existe uma boa possibilidade de que os clubes usem equipes alternativas enquanto as competições forem disputadas de forma simultânea.

Direitos de transmissão
Três empresas demostraram interesse em exibir o torneio. As propostas serão analisadas com maior profundidade na reunião dos clubes em Porto Alegre, no dia 7 de agosto.

Como será financiada
A grande receita seria obtida por meio da negociação pelos direitos de transmissão — há uma estimativa de até R$ 80 milhões ao todo. Além disso, a Copa Sul-Minas terá atrativos para aumentar a lucratividade aos seus participantes. Das 15 datas previstas, cinco serão Match Days — além dos jogos, os estádios receberão atividades complementares para que o torcedor passe o dia envolvido com a partida. Outra novidade é a final em jogo único, em local pré-determinado. A ideia é fazer com que o evento tenha grande expressão nacional.

Premiação para o campeão
Além do prêmio em dinheiro, os clubes batalham junto à CBF para que o campeão da Copa Sul-Minas também tenha direito a uma vaga na Copa Sul-Americana — seguindo o padrão da Copa do Nordeste e da Copa Verde, as outras competições regionais disputadas no Brasil.

A posição da FGF
O presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelletto, está cético em relação às propostas. Os valores arrecadados com os direitos de transmissão, na visão do dirigente, estão superestimados — além da consequente desvalorização dos estaduais. Novelletto vai se reunir com a CBF na próxima semana para apresentar uma proposta alternativa, com a ocupação de menos datas e apenas dois clubes participantes por estado (sem a presença dos cariocas).

Paraí - 26ª Campeonato Municipal de Futebol de Campo - 2015


Coordenação: CMD/Paraí
1ª Fase
Data: 22 de agosto de 2015(sabado)
Local da rodada: Campo do Pinheirinho
14:00 horas  Goretti  x  Capoeirinha
16:00 horas  Pinheirinho  x  Salete

Data: 22 de agosto de 2015(sabado)
Local da rodada: Campo da Palmeirinha
14:00 horas  River  x  Cerpa
16:00 horas  Palmeirinha  x  Independente

Data: 29 de agosto de 2015(sabado)
Local da rodada: Campo Municipal de Paraí
14:00 horas  Capoeirinha  x  Salete
16:00 horas  Navegantes  x  Goretti

Data: 05 de setembro de 2015(sabado)
Local da rodada: Campo Municipal de Paraí
14:00 horas  Cerpa  x  Palmeirinha
16:00 horas  Independente  x  Navegantes

Data: 12 de setembro de 2015(sabado)
Local da rodada: Campo da Capoeirinha
14:00 horas  Salete  x  River
16:00 horas  Capoeirinha  x  Pinheirinho

Data: 19 de setembro de 2015(sabado)
Local da rodada: Campo Municipal de Paraí
14:00 horas – Pinheirinho  x  Independente
16:00 horas  Goretti  x  Cerpa

Data: 19 de setembro de 2015(sabado)
Local da rodada: Campo Sagrado Coração de Jesus
14:00 horas  Palmeirinha  x  Capoeirinha
16:00 horas  River  x  Navegantes

Data: 26 de setembro de 2015(sabado)
Local da rodada: Campo da Salete
14:00 horas  Independente  x  River
16:00 horas  Salete  x  Goretti

Data: 26 de setembro de 2015(sabado)
Local da rodada: Campo Municipal de Paraí
14:00 horas  Navegantes  x  Palmeirinha
16:00 horas  Cerpa  x  Pinheirinho

Veranópolis: Primeira reunião do Campeonato Citadino 2015 acontecerá em agosto

Está começando os preparativos para o Campeonato Citadino 2015. A primeira reunião com os clubes de futebol amador de Veranópolis vai acontecer no dia 12 de agosto, às 19 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Educação e Cultura (ao lado da Secretaria de Esportes). As equipes que tiverem interesse em participar devem enviar 1 (um) representante da equipe para participar desse encontro. Na edição 2014 do Citadino, o campeão foi o Planalto Futebol Clube, que com esse título soma 11 conquistas ao longo de sua história.

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF