quarta-feira, 15 de maio de 2019

O trocando ideia desta semana aborda o futsal, e o futuro do esporte no estado


O assunto desta semana é o futsal, e em especial o futsal de Nova Prata. A trajetória desta prática esportiva nas quadras do estado, para nós, se confunde com a GALERA, equipe que marcou época no salonismo do RS. Particularmente, acompanhei o time azul em grandes confrontos, e memoráveis jornadas. Mas, como em todo o esporte de ponta, faltou o combustível essencial, o dinheiro, e o clube não resistiu e acabou perdendo força. Depois disso, outras tentativas foram realizadas, em Nova Prata e também em Veranópolis, mas nem uma atingiu o sucesso que aquela equipe alcançou. O futsal daqueles anos era diferente, mas também não resistiu, caiu muito e teve pouca divulgação. Sem imprensa forte nem um esporte resiste, e com a falta de verbas, e sem a imprensa ao seu lado o futsal do estado penou por alguns anos. Agora, com o advento da liga do estado, a uma expectativa que o futsal possa ressurgir com mais força, e novas equipes, representando suas cidades, começam a pensar fortemente em participar em uma das séries que são oferecidas no RS. Até 2017, cabia à FGFS organizar e gerir as competições profissionais do futsal no Rio Grande do Sul: assim, os clubes estavam divididos em três divisões, chamadas Ouro, Prata e Bronze. No ano passado, os participantes da Ouro já geriam o próprio campeonato, chamado “Liga Gaúcha”. Aí, na virada de ano, ocorreria a eleição dentro da FGFS. Com o processo impugnado e ainda sob judice, nada menos que 95 equipes migraram da FGFS para a recém-criada Liga Gaúcha de Futsal. Desta forma, futsal hoje apresenta duas alternativas no Rio Grande do Sul: a Liga, que contemplará campeonatos em três divisões – além de outras competições – e a FGFS, que conta com apenas 18 clubes, sendo que todos farão parte de um mesmo campeonato, chamado “Série Ouro”. A maioria das equipes optou pela liga, e os que vêm aí, também têm essa tendência, é o caso do Kalábia de Nova Prata, que hoje disputa a Taça RBS, mas que pretende integrar uma das séries no ano que vem. Neste contexto é preciso fazer um destaque especial, Nova Prata não tem um ginásio adequado para o bom futsal. A quadra utilizada hoje pelo Kalábia e pequena e inadequada, e o ginásio Luiz Antônio Rigo, que tem a quadra ideal, não reúne condições para a pratica do futsal, precisa de reformas já, para poder voltar a receber grandes jogos. Resumo, temos a possibilidade na região de ter o retorno do futsal em nível estadual, mas precisamos de infraestrutura adequada e de um bom planejamento para que não falte dinheiro ali adiante. Em tempo, em Veranópolis o ginásio Leonir A. Farina esta em excelentes condições, e pode receber qualquer jogo.

Veranópolis: Em Junho tem Copa Amizade de Futebol de Areia

Nova Prata: No próximo final de semana tem rodada quente no amador, e confira a classificação.

Seguindo a tabela do Campeonato Municipal de Futebol, o Campo do Clube São Cristóvão recebe mais dois importantes jogos do Amador 2019:
Às 13:30 o Atlético Ipiranga defende a liderança do Grupo A diante da forte equipe do Vila Sapo.
Na segunda partida Juventude e Moreira Rodrigues disputam um clássico que pode inclusive dar a liderança temporária do Grupo B para uma das equipes.
Acompanhe, prestigie!


Concluídas 12 partidas e exatos 45 gols marcados, dando uma média de quase 4 gols por jogo, esta é a classificação do Campeonato Municipal de Nova Prata.

Lembrando que no próximo domingo, 19, mais dois jogos serão disputados nos mandos do Clube São Cristóvão, com início do primeiro jogo marcado para as 13:30hs.

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF