quarta-feira, 8 de junho de 2016

Primeiro GRENAL do Brasileiro será em um Domingo às 11 horas



No desmembramento das rodadas do Brasileirão, uma novidade para a Dupla: o Gre-Nal será às 11h de 3 de julho, no Beira-Rio. Este será o primeiro clássico matinal do campeonato. A partida é válida pela 13ª rodada da competição e terá transmissão apenas dos canais em sistema pay-per-view.
O horário das 11h foi implantado no último Brasileirão e fez sucesso entre torcedores, sendo o de maior média de público. Inter e Grêmio, por exemplo, conseguiram boas marcas de torcida quando enfrentaram Coritiba (coincidentemente, os dois jogos foram contra a equipe paranaense).

Brasil precisa de um futebol de base melhor.


Juntos e com um objetivo em comum, clubes e CBF estiveram quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para tratar do futebol de base. Representantes de mais de 20 equipes, além do coordenador das categorias de base da CBF, Erasmo Damiani, participaram de audiência pública na Comissão do Esporte. O foco da explanação foi a legislação referente ao futebol no que diz respeito a formação de jogadores. Um dos pontos principais foi o início da relação time/jogador. Atualmente, no Brasil, os jogadores só podem fazer parte de um clube a partir dos 14 anos por força da Lei Pelé. Para a FIFA, a idade mínima para uma equipe ser considerada "clube formador" na carreira do atleta é 12 anos.
João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras e presidente do Movimento Futebol de Base - grupo formado pelos coordenadores de cada clube -, falou na sequencia. Ele lembrou sua história, de uma infância humilde até a formação acadêmica, passando por vários países através do futebol, para ressaltar também a questão social que o esporte pode desempenhar. 
Outro ponto importante foi levantado pelo diretor de Assuntos Internacionais da CBF, Vicente Cândido, responsável pelo convite aos coordenadores para esta audiência pública, ideia que surgiu durante o evento Somos Futebol. Ele lembrou a importância da Educação Física nas escolas e do contato inicial das crianças com o esporte.
Após as falas dos representantes da mesa oficial, formada pelo Erasmo Damiani, pelo João Paulo Sampaio, e também pelo presidente da sessão, Fábio Mitidieri, e dos deputados Andrés Sanchez e Rogério Marinho, o debate foi aberto para a participação dos demais coordenadores presentes. O recado passado por clubes e CBF foi unânime: a lesgislação precisa se adequar, pelo menos, à idade mínima da FIFA de 12 anos. A função social das equipes, com assistência médica, educação, acompanhamento psicológico a centenas de jovens teria um universo ainda maior e mais proveitoso para a sociedade, além do ganho técnico para o futebol. 
De modo o prático, o clubes ficaram com a responsabilidade de criar um Grupo de Trabalho para retornar à Câmara com o intuito de debater a Lei Geral do Futebol.

Veja a lista de clubes presentes:

Sérgio Lopes - Criciúma

Ronaldo Lima - Santos

Paulo Farenzena - Grêmio

Marcelo Vilhena - Atlético Paranaense

Marcelo Teixeira - Fluminense

Diogo Fernandes - Avaí

Claudinei Muza - Corinthians

Carlos Noval - Flamengo

Carlos Anunciação - Vitória

André Mazzuco - Red Bull

André Figueiredo - Atlético Mineiro

Ademar Coelho - Sport Recife

Lucas Pedroso - Coritiba

Weberson Oliveira - Bahia

Nilson Gonçalves - Vasco da Gama

Evandro Guimarães - América Mineiro

Ricardo Abreu - Ponte Preta

Rodolfo Canavesi - São Paulo

Eduardo Freeland - Botafogo

Jorge Andrade - Internacional

Fonte: CBF

Cássio Ramos pode estar voltando ao Grêmio. Confira


O desejo do Grêmio de repatriar o goleiro Cássio é real. Houve sondagem ao Corinthians, mas o clube paulista dificultará a liberação do jogador de 29 anos. Com contrato até dezembro de 2019, Cássio virou reserva de Walter e pretende deixar o Itaquerão. Até por isso, pode influenciar diretamente nas tratativas com o Grêmio. Sua vontade é retornar a Porto Alegre. 
Na semana passada, Cássio visitou a delegação do Grêmio em São Paulo antes do jogo com o Palmeiras. Conversou com o lateral-direito Edílson e o meia Douglas, que foram seus companheiros no Corinthians, e também trocou algumas palavras com o vice de futebol Alberto Guerra. O Corinthians, no entanto, exigirá uma boa compensação para liberar Cássio. O goleiro quase foi negociado com o futebol europeu no início do ano e teria seus direitos avaliados em ao menos 5 milhões de euros (R$ 19 milhões). 
O Grêmio pode abater o valor oferecendo algum atleta ao grupo de Tite. Além disso, viabilizaria a negociação com um parcelamento, da mesma forma como concretizou a chegada do zagueiro Wallace, buscado no Flamengo. A negociação ocorreria independentemente de uma eventual saída de Marcelo Grohe. 
Convocado por Dunga para a Copa América Centenário, Grohe foi indicado por Taffarel, preparador de goleiros da Seleção, ao Galatasaray, da Turquia. No entanto, nem o Grêmio e nem seu staff receberam proposta oficial. Mas fontes ligadas ao clube gaúcho confirmam sondagens.

Fonte: Zero Hora

Nova Prata: S.E.R. Amigos promove Tornei Regional de Categorias de Base

O S.E.R. Amigos de Nova Prata realizará um torneio de integração de categorias de base. Este evento esportivo terá a participação de equipes da região, e visa o intercâmbio e troca de experiências de equipes que trabalham categorias de base. O torneio acontece dia 19 de Junho na AFUVI em Nova Prata.


Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF