sábado, 20 de agosto de 2016

Olimpíadas: A tecnologia que a gente não vê no taekwondo


A explicação resumida do taekwondo é: luta em que o atleta tem que acertar o tórax e a cabeça do rival para pontuar e, assim, vencer o combate. A simplicidade das regras, do dojang - espécie de tatame, onde os duelos acontecem -, a pouca visibilidade do esporte escondem o quão tecnológico é o esporte. E, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, pela primeira vez o chip implementado no colete para marcar os pontos, foi introduzido no capacete, uma novidade que promete auxiliar a arbitragem.


O sistema funciona da seguinte forma: a meia que os atletas utilizam nos combates possuem ímãs que, quando encostam no colete ou no capacete, acionam o sensor de impacto das proteções. Quando há o impacto, a informação é transferida por wifi para os computadores - o que implica na imediata aparição da contagem nos monitores e placares. 
Como as categorias variam de peso, há uma sensibilidade diferente para cada uma delas e, quanto mais pesado o atleta, menor a sensibilidade. As luvas - diferentemente do que muita gente pensa - não têm sensor algum.

Nova Bassano: Bayern é tetracampeão bassanense no futsal


O Bayern é campeão municipal de futsal de Nova Bassano, pelo quarto ano consecutivo. Os jogos que definiram o campeonato bassanense aconteceram no remodelado ginásio de esportes do município, e contaram com um grande número de torcedores, aliás, ginásio lotado. O Bayern foi arrasador, é já na metade do primeiro tempo vencia por 4 X 0. Ao final do jogo, o agora tetracampeão, venceu o São Brás por 6 a 2. Portanto o Bayern sagrou-se campeão da categoria Livre de Futsal de Nova Bassano. Parabéns a jogadores, torcida e dirigentes.


Na categoria feminina o Nova Bassano Futsal venceu o Queens de Nova Prata por 1 X 0 na prorrogação e conquistou o título da categoria. Foi um jogo bastante disputado, com as meninas buscando seu espaço em todas as bolas e todas as jogadas com empenho, tanto é verdade que o campeonato somente se dissidiu na prorrogação, quando o time da casa pode vibrar com seu torcedor.
Na categoria veteranos o Santo Isidoro foi o campeão. Outro jogo muito disputado e que se definiu mais para o final. As duas equipes muito bem em quadra buscaram o resultado até o último apito, e o Santo Isidoro venceu por 4 x 2 a União Agroindústria Agnolin, e pode comemorar o título.



Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF