quinta-feira, 30 de junho de 2022

Ginásio Luiz Antônio Rigo. Nova Prata merece ter seu ginásio de volta.

A questão da falta de ginásio adequado para a prática de esportes de salão em Nova Prata é grave, e vem de muito tempo. O ginásio municipal Luiz Antônio Rigo está fechado para a pratica esportiva, e é o principal ginásio da cidade. 

Já nos tempos da GALERA, e quem acompanhava sabe disso, aviam problemas de goteiras, e os problemas foram se acumulando, especialmente no teto, fato que hoje inviabiliza a utilização. A quadra sofreu com esta água e o piso ficou irregular, precisa de reforma geral. 

O ginásio recebeu algumas reformas, especialmente nos vestiários, mas não é suficiente para a comunidade receber de volta a quadra. A falta de um ginásio com qualidade inibe o crescimento das entidades esportivas que já existem , e as novas que poderiam surgir no rastro da tradição pratense, por exemplo o futsal, que teve no GALERA uma de sua grandes forças esportivas. Nova Prata tem outros esportes de salão que merecem também um local ideal para que aconteça o crescimento esperado. 

Está mais do que na hora de termos de volta o ginásio que tantas alegrias já proporcionou. O peso cai agora sobre as costas da atual administração, mas também pouco foi feito nas que passaram e que ocasionou a este ponto que chegou o ginásio. Pois bem meus amigos, está na hora de se tomar uma decisão forte e definitiva. Já se fala em verbas existentes, e a possibilidade de reforma do espaço, e é isso que os desportista querem, que venha logo, afinal o esporte também faz parte da vida de uma cidade, e só assim poderemos ter equipes de ponta disputando competições estaduais, nacionais, e o surgimento de futuros atletas.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

A decepção e a frustração pela desclassificação Pentacolor

A grande maioria do torcedor Pentacolor esperava ver o VEC em campo e classificado, lutando para voltar a elite do futebol gaúcho. não deu, e quando uma expectativa não é concretizada, como o sonho de voltar onde permaneceu por mais de 20 anos, fica o sentimento de frustração. Durante toda a vida, é comum passar por momentos que não saem como o esperado. Mas saber passar por cima deste sentimento ruim é fundamental para seguir em frente. Tenho a impressão que está derrota machucou mais de quando da queda para a série A2, pelo menos vejo ser difícil, principalmente por parte dos dirigentes, superar este fracasso. Se o time tivesse conquistado a classificação tudo estaria dentro do combinado, mas com a derrota vieram também a tona os problemas que estavam por debaixo dos panos. Na coletiva ao final da partida o técnico Cristian de Souza, talvez decepcionado pelo que acabava de presenciar, fez colocações que não agradaram parte da direção Pentacolor, e isso causou descontentamento e algumas postagens contrarias nas redes sociais. O ciclo de Cristian terminou no VEC? Não sei responder, até porque a direção está começando a definir a finalização da temporada da Divisão de Acesso, e também o futuro do clube. Alguns dos integrantes da direção manifestaram seu desejo de não continuar, o que eu considero muito cedo para tomarem esta decisão, pois alguns mostraram competência para levarem o Pentacolor aos seus objetivos, e se saírem farão falta. Quanto a presidência, e hoje são quatro os primeiros mandatários, são todos pessoas de qualidade e que vem conduzindo o Pentacolor já a algum tempo com muito empenho e competência, mas estão cansando, pelo menos é isso que se ouve nos bastidores do futebol. Novos nomes, homens que possam assumir o cargo de principal mandatário do clube? Muito se ouve, e pouca ação tem, a verdade é que sim, alguma renovação se faz necessário, mas poucos tem a coragem de colocar o nome a disposição. Volto a afirmar, a decepção desta desclassificação foi grande, mas veja sua vida como um jogo de futebol, quando perder uma partida não significa que você está derrotado, mude a tática e parta pra cima em busca da vitória, e hora de colar os pedaços e seguir adiante.

terça-feira, 28 de junho de 2022

VEC, futebol, campeonato, futuro...


Meus amigos, o pensamento convencional de quem acompanha o futebol, especialmente o torcedor, e de que para traduzir sucesso esportivo é unicamente e exclusivamente por meio de gols, vitórias, títulos, prêmios, posições em tabelas ou ranking. Sim, o sucesso no futebol é medido pelo produto-final, mesmo que ele seja momentâneo, e que não mostre o que tem por trás do clube de futebol. Porém, quando paramos para nos questionar, será que os fins justificam os meios? Será que as vitórias efetivamente representam sucesso ou na verdade escondem equívocos que ocorrem nos bastidores? Será que não conquistar o produto-final se traduz em falta de resultados ou seria essa uma grave ineficiência de avaliação? Para equipes pequenas como o Veranópolis, o resultado não vindo representa retrocesso e mais dificuldades para a caminhada em que se propôs realizar. Um clube pequeno tem uma série de dificuldades que as vezes não são superadas, e a questão financeira pesa bastante. Na segunda-feira o time não deu resultado positivo dentro do campo e perdeu a possibilidade de atingir seus objetivos, e consequentemente de equilibrar suas finanças. No campo o time foi ineficiente, e apesar de ter tido oportunidades para vencer não conseguiu, e nos momentos capitais da partida falhou. O campeonato talvez seja injusto por não premiar os melhores, o correto seria por pontos corridos e os dois melhores receberem sua premiação. Outro detalhe, o campeonato permite irregularidades, e é o que estamos vendo nesta competição! Mas meus amigos, se é assim que se apresenta a competição, é assim que ela deve ser realizada, mesmo que muitos não concordem. O VEC está fora da Divisão de Acesso deste ano, vai agora buscar o que falhou, e deve tentar corrigir os erros para somente assim voltar a lutar por seu objetivos. Por enquanto é isso, mas devemos ficar atentos e tentar melhorar o esporte que tem tantos apaixonados, mesmo que isso signifique cobrar mais eficiência da FGF, que cobra muito, que exige bastante, inclusive dos profissionais que divulgam e fazem o campeonato ter público.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Domingo ou segunda? O porque da mudança do dia, e o que deve ser levado em consideração no jogo do VEC

 

A mudança do dia do jogo do Veranópolis contra o Avenida causou alguns comentários entre torcedores, os que preferiam no domingo, e os que acham que a melhor data é na segunda-feira. O fato é que um pouco mais de prazo, um pouco mais de tempo também é importante para o Pentacolor. A ideia da mudança tem lógica, pois então vejam; um tempo a mais ajuda na recuperação de jogadores que precisam estar em campo. 

Um dia a mais, e torcendo para que o tempo ajude, o gramado do ADF pode secar um pouco mais, o que colaboraria, e muito no desenvolvimento do jogo. Sim, e acho que todos concordam, o torcedor poderia até comparecer em maior número no domingo, mas mesmo sendo na segunda-feira, e por ser às 19 horas, nada impede que um grande número de torcedores de toda a região possam comparecer. Feitas estas colocações, vem a afirmação de torcedores que dizem que isso pode beneficiar o Pentacolor, mas também favorecem o adversário! 

Sim, também acredito nisso. Só que aí entra um ponto importante, quem precisa propor o jogo é o Veranópolis, quem precisa procurar o resultado é o Veranópolis, quem precisa atacar e cuidar para não sofrer o contra-ataque é o Veranópolis, e portanto com jogadores recuperados e com o campo de jogo em melhores condições, esta tarefa poderá se tornar um pouco menos difícil. 

O Avenida deve vir ao Antônio David Farina com o 1X0 debaixo do braço, e isso pode significar um time com muitos cuidados defensivos, esperar o VEC e partir em velocidade e praticar o anti-jogo, o que não é nem um crime, ou um fato novo no futebol, pois é muito usado em várias competições. Bom, faltam poucos dias para o jogo, e aproveitar todos os momentos para deixar o time equilibrado da melhor forma possível, afinal, todos sabem que o grupo já mostrou que tem competência e potencialidade para reverter o resultado. Então torcedor, é hora de lotar o ADF.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Agora o VEC precisa vencer, e precisa de você torcedor.

 

O Pentacolor jogando na noite de terça-feira na primeira partida do mata-mata, foi derrotado por1x0, e agora joga na próxima segunda-feira no ADF precisando reverter o resultado contra o Avenida. Difícil falar de futebol em um jogo onde as condições para a prática do esporte não eram as ideais. Com chuva e barro, jogar com bola no chão se tornou impossível, e a solução foi a de erguer a bola e assim tentar chegar ao gol adversário. Mesmo com as condições ruins do gramado o VEC foi superior, mas esta superioridade não resultou em gol. Quem aproveitou a chance que teve foi o Avenida que no primeiro minuto do segundo tempo, ajudado por um erro do Pentacolor, e da não marcação de uma falta pela arbitragem, abriu o placar. O resultado de1x0 ficou assim até o final, e foi muito comemorado pelos jogadores e torcedores do time da casa. 

Fotos: Juliano Master Lynk
O destaque do jogo, escolhido pela 96,1 FM e que levou o troféu da Ótica Visual, e o jantar ou almoço do Catarina Restaurante foi o lateral Bovi. Na próxima segunda-feira às 19 horas o Pentacolor vai receber este mesmo Avenida na segunda partida do mata-mata, e precisa de um gol para igualar, ou mais para classificar. Agora é a hora do torcedor lotar o ADF e ajudar o Veranópolis a conquistar o resultado necessário para prosseguir lutando pela volta a elite do futebol gaúcho.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Projeto Esportivo e Social Nacional Vôlei participou da 1ª Copa Regional de Voleibol Mirim Feminino em Veranópolis

Texto e fotos: William Vuelma

No domingo, 19, o Projeto Esportivo e Social Nacional Vôlei participou da 1ª Copa Regional de Voleibol Mirim Feminino em Veranópolis.  O evento foi promovido pela Associação Atlética Veranópolis e contou com escolinhas de voleibol da região. Além da integração entre as atletas, o Nacional Vôlei levou para casa a medalha de terceiro lugar.

O Projeto Esportivo e Social Nacional Vôlei hoje atende 152 crianças e adolescentes em 3 polos (Santa Cruz, Tiradentes e Aparecida) e contará a partir de julho com um novo polo na ABEN. O projeto é totalmente gratuito e conta com o apoio do poder público municipal, câmara de vereadores e patrocinadores. 

Além dos treinos as crianças e adolescentes recebem periodicamente atendimento complementar psicológico, nutricional e fisioterápico, bem como momentos de integração e agora participando em campeonato. Além dos fundamentos biológicos que o voleibol pode proporcionar às crianças, a prática esportiva desta modalidade prepara elas para viver diferentes experiências do dia-a-dia. 

Saber atacar, defender, trabalhar em equipe no conceito de suas palavras, atividades simples, mas quando vivenciadas no jogo demonstram a capacidade que cada pessoa tem de viver e de conviver com outras pessoas, revelando suas dificuldades e facilidades. Levando em conta que o voleibol possibilita a socialização entre meninos e meninas durante uma única partida deste esporte, através de times mistos. Conheça e apoie o Nacional Vôlei, um projeto pratense que há 3 anos vem dando certo.

Campeonato Aberto de Futebol 7 de Nova Prata

Texto e fotos: William Vuelma

Em Nova Prata, no domingo 19, ocorreu a 3ª rodada de jogos da primeira fase do Campeonato Aberto de Futebol 7 – Taça Supermercados Porta. 

Os jogos acontecem no campo de futebol da Sociedade Esportiva e Recreativa (SER) Brasil.

Confira os resultados dos jogos:

Juventude 3 a 2 Brasil, com gols de Anderson de Moraes Rodrigues (1), Cristian de Oliveira Dias (1), Felipe Fontella de Souza (1), Fabiano Miranda (1) e Jonas Calza (1).

Botafogo 2 a 3 Atlético Ipiranga, com gols de Edivar R. Oliveira (1), Rikelmi de Moraes (1), Felipe Rodrigues da Silva (1), Robson Bregalda (1) Vanderlei Martins da Silva (1)

Independiente 0 a 5 Barcelona, com gols de Alexandre dos Santos Rodrigues (1), Eduardo dos Santos Rodrigues (1), Jonas de Vargas (1), José Gabriel C. da Luz (2).

São Cristóvão 5 a 1 América B, com gols de Bruno P. Sangali (1), Diego Bregalda (1), Gregori Migliavaca Rodrigues (2), Tiago Cyrino (1), Jonatã Medina Pereira (1).


A próxima rodada está prevista para domingo, 26, às 13h15min, com os jogos: 

Mônaco x Barelona; 

América A x Vila Sapo; 

América B x Juventus Nova Prata; 

Flamengo x Atlético Ipiranga. 

Prestigie este evento.

Nesta terça-feira começa o mata-mata, e a 96,1 FM transmite Avenida X VEC em Santa Cruz do Sul

terça-feira, 14 de junho de 2022

Julgamento do caso Avenida X Inter SM será sexta. VEC não deve jogar Domingo, e a partida pode acontecer na quarta-feira dia 22

 A Divisão de Acesso será definida na próxima sexta-feira, às 8h30min, em audiência online do Tribunal de Justiça Desportiva. O Avenida será julgado sobre uma irregularidade na escalação de atletas oriundos da Série A. O time de Santa Cruz teria utilizado nove jogadores com esta origem em uma das rodadas da primeira fase, quando são permitidos no máximo oito. Caso o Avenida perca quatro ou seis pontos (possíveis punições), cai para a quinta colocação no Grupo B e quem fica com a vaga é o Inter-SM, que passaria para a quarta posição. Do julgamento da próxima sexta-feira sairá o adversário do Veranópolis Esporte Clube no mata-mata que vem aí. Com o julgamento na sexta, o jogo do VEC não deve acontecer no Domingo, e a direção Pentacolor acredita que poderá acontecer na próxima quarta-feira da semana que vem. Lembrando que somente o jogo do Veranópolis não deverá ser realizado, por causa do prazo hábil que consta no estatuto do torcedor para oficializar a divulgação de uma partida. Os outros jogos devem acontecer. Enquanto isso o Pentacolor segue treinando, sem saber qual adversário terá pela frente, mas segue treinando para chegar com força no mata que vem aí.

Campeonato Aberto de Futebol 7 de Nova Prata

Fotos e texto: William Vuelma

No último domingo, 12/06, o Campeonato Aberto de Futebol 7 – Taça Supermercados Porta teve sua segunda rodada de jogos da primeira fase. Quatro partidas ocorreram no campo de futebol do S.E.R Brasil.


Primeiro jogo: São Cristóvão 7 x 0 Juventus Nova Prata, gols de Grégori Migliavaca Rodrigues (3), Leonardo Vivan (2), Alessandro Moraes Alves (1) e Valber Henrique Defaveri (1).


Segundo Jogo: Vila Sapo 1 x 0 Atlético Ipiranga, gol de Vitor Casagranda.


Terceiro Jogo: Juventus Veranópolis 4 x 0 Mônaco, gols de Jonatan Mendes (2), Cristian Barros de Souza (1), e Luiz Henrique Ditadi (1).


Quarto Jogo: América A 1 x 3 Flamengo, gols de Jader Medina Pereira(1), Wesley O. Souza (2), e Vinícius Almeida Correa (1), respectivamente.


A comissão organizadora convida toda a comunidade pratense para prestigiar a próxima rodada de jogos

Juventude x Brasil; 
Botafogo x Atlético Ipiranga; 
Independiente x Barcelona; 
América B x São Cristóvão



Os jogos acontecerão no próximo domingo dia 19/06 às 13h30min, se as condições climáticas permitirem.




segunda-feira, 13 de junho de 2022

VEC venceu é líder, e agora aguarda a definição do adversário

 

O encerramento da fase classificatória da Divisão de Acesso para o Veranópolis foi de vitória, 2x1 no ADF contra o Passo Fundo. 

Na tarde gelada de domingo, mas de sol, o VEC encerrou sua participação nesta fase em primeiro na chave, e também em primeiro na classificação geral, o que dá direito ao time disputar o mata-mata sendo a segunda partida em casa. Caso o time vá adiante, e esperamos que isso aconteça, o Pentacolor irá decidir sempre com segundo jogo em casa. 

No domingo o VEC venceu com gols de Mateus Santana e Leozão. O gol do Passo fundo foi de Matheus Lagoa. Agora o time espera pela definição do adversário, hoje pelo resultado do campo o adversário é o Avenida, mas como o Inter SM entrou na justiça desportiva por procedimento irregular do Avenida, a decisão vai a julgamento. 

O TJD-RS ofereceu denúncia, e por este motivo o Inter SM requisitou a suspensão do campeonato até o julgamento do fato. Segundo informações colhidas, o TJD deve se reunir nesta terça-feira dia 14, e aí os encaminhamentos e até possíveis definições poderão acontecer. Enquanto isso acontece o VEC vai trabalhando para se preparar da melhor maneira possível para estes jogos, mas é claro que conhecendo o adversário o encaminhamento será melhor. 

Leozão, destaque Ótica Visual/96,1FM
No jogo de Domingo o destaque do jogo foi mais uma vez o zagueiro Leozão, que recebeu o troféu da Ótica Visual/96,1FM, e o jantar/almoço do restaurante Catarina. 

Enquanto o time aguarda o adversário e treina para os confrontos, a direção busca mobilizar a comunidade para este momento importante que vai viver o Pentacolor, afinal o caminho está aberto para o retorno a elite do futebol gaúcho, e a união de todos passa a ser fundamental. 

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF