Uma coincidência une os atuais técnicos das seleções de Argentina, Paraguai e Brasil: Alejandro Sabella, Francisco Arce e Mano Menezes já passaram pelo Estádio Olímpico. Em épocas diferentes, os dois primeiros foram jogadores do Grêmio, enquanto o último foi treinador. O argentino Sabella jogou no Grêmio no fim dos anos 1980, sem muito destaque. Já o paraguaio Arce fez parte de um dos mais vitoriosos times do Grêmio na história, nos anos 1990. Mano Menezes, por sua vez, foi treinador já na era 2000, devolvendo o clube à elite do futebol brasileiro.
ALEJANDRO SABELLA
Formado nas categorias de base do River Plate, Alejandro "Alex" Sabella ganhou projeção pelo time de Nuñez entre os anos de 1974 e 1978. Foi um dos principais jogadores da equipe no título metropolitano (o Nacional de então) em 1975, que acabou com um jejum de 18 anos.
Canhoto e habilidoso, o jogador chegou ao Olímpico em 1985, pelas mãos de um fã, o ex-presidente Fábio Koff. O dirigente ficou encantado com a atuação do jogador contra o Grêmio, em uma partida da Libertadores de 1983 que ficou conhecida como a "Batalha de La Plata". O argentino ficou até 1987 no Olímpico. Aposentado em 1989, Sabella foi ser auxiliar técnico de Daniel Passarella. A dupla treinou a seleção da Argentina e outros times, entre eles o Corinthians. Em 2009, Sabella se tornou o técnico principal do Estudiantes e foi campeão da Libertadores, que o credenciou para a seleção.
FRANCISCO ARCE
Francisco "Chiqui" Arce deixou saudades no Olímpico. O lateral-direito paraguaio fez parte do time multicampeão do Grêmio, que conquistou a Libertadores de 1995, o Brasileirão de 1996, a Recopa de 1996 e a Copa do Brasil de 1997 sob a batuta de Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
MANO MENEZES
Luiz Antônio Venker Menezes teve uma carreira medíocre como jogador de futebol, em clubes amadores. Sua principal glória nos gramados foi ter convertido o último pênalti da decisão que deu o título do Campeonato Amador de 1988 ao Guarani-RS, que credenciou a equipe de Venâncio Aires a disputar a Segundona Gaúcha.
Fonte: CLICRBS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar.