terça-feira, 29 de abril de 2014

Punição exemplar nos Estados Unidos

Em razão das declarações racistas divulgadas no fim de semana, o dono do Los Angeles Clippers, Donald Sterling, foi banido pela NBA em decisão anunciada nesta terça-feira pelo comissário da liga norte-americana de basquete, Adam Silver. Principal executivo da NBA, Silver considerou os comentários do dirigente "profundamente ofensivos e danosos". Além da suspensão definitiva, Sterling terá que arcar com uma multa de US$ 2,5 milhões.
— Nós estamos juntos na condenação aos comentários do Senhor Sterling. Eles simplesmente não têm espaço na NBA — declarou Silver.
O comissário da NBA ainda tentará convencer os demais dirigentes da liga à obrigar Sterling a vender a franquia. 

— Esta liga é muito maior do que qualquer proprietário, do que qualquer técnico ou jogador — ressaltou Silver.

Entenda o caso
No último sábado, Sterling foi flagrado em uma conversa telefônica com sua namorada, na qual a recriminava por uma foto ao lado do ex-astro da NBA Magic Johnson e pedia que ela não levasse negros aos jogos do Clippers.
— Me incomoda muito você querer aparecer ao lado de pessoas negras. Por que você faz isso? Você pode dormir (com negros), pode fazer o que quiser. A única coisa que peço a você é que não divulgue isso. E não os traga aos meus jogos — disse ele.
As declarações geraram repercussão e até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou Sterling. Na segunda-feira, três patrocinadores romperam a parceria com o Clippers. Nesta terça, a NBA anunciou sua decisão de banir o dirigente da liga norte-americana de basquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF