quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ranking da FIFA - Brasil começa a Copa do Mundo em terceiro

A última edição do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola antes da Copa do Mundo da FIFA 2014™ trouxe várias mudanças. Apesar de Espanha e Alemanha permanecerem nas duas primeiras colocações, o Brasil começará o torneio em terceiro lugar após ultrapassar Portugal. Já Argentina (5ª, +2) e Suíça (6ª, +2) ganharam duas posições, enquanto a Inglaterra (10ª, +1) retornou aos dez melhores à custa da queda da Grécia (12ª, -2).
Uma análise das forças dos grupos da Copa do Mundo proporciona uma leitura interessante: levando em conta a média das colocações e pontos totais de cada uma das seleções, o Grupo D (Uruguai,Costa Rica, Inglaterra e Itália) e o Grupo G (Alemanha, Portugal, Gana e EUA) são os mais fortes. O D é o único que tem três seleções entre as dez melhores, enquanto o H (Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul) não tem nenhuma equipe nessa situação.
A menção especial vai para a Palestina (94ª, +71), cujas quatro vitórias e um empate garantiram o título da Challenge Cup da AFC e sua primeira vaga na história na Copa Asiática de Seleções, que acontecerá na Austrália no próximo mês de janeiro. Como resultado, os palestinos alcançaram sua melhor colocação na lista, assim como Aruba (120ª, +35), Azerbaijão (83º, +2), Montserrat (166ª, +22) e Sudão do Sul (185º, +16).
Os resultados de 112 jogos de seleções "A" foram levados em consideração para a atual edição da lista, dos quais 67 foram amistosos e o restante, partidas de eliminatórias para torneios continentais (26 da CAF, 16 da AFC e três da CONCACAF).
 Resumo:
Líder
Espanha (sem mudanças)
Seleções que entraram para as dez melhores
Inglaterra (10ª, +1)
Seleções que saíram das dez melhores
Grécia (12ª, -2)
Jogos disputados ao todo
112
Mais jogos disputados
Afeganistão (sete)
Maior subida em pontos
Palestina (+270 pontos)
Maior subida em posições
Palestina (+71 posições)
Maior queda em pontos
Egito (-83 pontos)
Maior queda em posições
Arábia Saudita (-15 posições)