segunda-feira, 3 de abril de 2017

Veranópolis: VEC, o sucesso dentro de campo é construído fora dele.

Luciano Ilha - preparador físico do VEC

O atleta de alto nível, é constantemente submetido a pressões e cobranças sobre seus resultados e retorno à prática esportiva. Seu afastamento, invariavelmente, representa prejuízos substanciais à equipe, aos patrocinadores e a todos os atores envolvidos em suas competições. Aumentar a longevidade esportiva de um atleta, extrair o máximo de seu rendimento e garantir as conquistas inerentes ao esporte são tarefas que demandam trabalho árduo e que exigem um treinamento seguro, de modo que uma lesão não inviabilize o andamento dos treinos ou ainda represente perda nas conquistas adquiridas ou até mesmo um custo inesperado.
Marco Aurélio Ayres (Lelo) auxiliar da preparação
Em um campeonato como o Gauchão que exige o máximo do atleta, pois além de ser muito truncado, acontece dentro de um curto espaço de tempo, a prevenção das lesões é fundamental. Por isso, desde a pré-temporada, todo trabalho realizado é em sintonia entre os departamentos médico, de fisioterapia e preparação física. Os profissionais, Luciano Ilha - preparador físico, Marco Aurélio Ayres - auxiliar da preparação, Leonardo Reche e Nicholas Owens - fisioterapeutas, Dr. Mário Cardoso - Ortopedista e Rudivan de Lara - massoterapeuta, realizam um trabalho de excelência e que tem possibilitado ao Veranópolis, melhor aproveitamento dos atletas com apenas 2 lesões durante a primeira fase do Certame Estadual.
Luciano Ilha
- Quando a preparação começa, é necessário conhecer cada atleta, suas particularidades e em que condições eles estão chegando ao clube. É comum vermos jogador que, fora de temporada, conquentemente, fique fora de forma, e aí cabe a nós prepará-lo o mais rápido possível para deixá-lo em ótima condição física para colocar o atleta em possibilidade de jogo. Explicou o preparador físico, Luciano Ilha, que marca sua quarta temporada a frente da preparação física do elenco pentacolor.
Fisioterapeutas, Leonardo e Nicholas
Na outra ponta, a fisioterapia, que a partir da década de 80 entrou no futebol, é hoje, fator fundamental na prevenção e recuperação dos jogadores. O fisioterapeuta, hoje em dia, não fica apenas responsável pela recuperação de lesões, mas também e, principalmente, sobre o trabalho profilático ou preventivo identificando alguns fatores que podem predispor o atleta à algum tipo de lesão.
- O aspecto preventivo no tratamento das lesões esportivas quer se discuta atividade física de alto desempenho quer como mero coadjuvante de tratamentos médicos é importante. Com a finalidade de atuar preventivamente a fisioterapia precisa redirecionar seu foco de atenção, usualmente centrado nas lesões já instaladas, para situações com possível risco para o aparelho musculoesquelético. Comentaram os fisioterapeutas, Leonardo e Nicholas.

Dr. Mário
O sucesso dentro de campo é construído fora dele. São profissionais que diariamente aplicam seu tempo e conhecimento para tornar o Veranópolis um time com resultados, e que há 24 anos tem se mantido na elite do futebol gaúcho, dando orgulho a nossa cidade e a torcida Pentacolor.

Fonte: http://www.vec.net.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF