segunda-feira, 3 de abril de 2017

Veranópolis: VEC, o sucesso dentro de campo é construído fora dele.

Luciano Ilha - preparador físico do VEC

O atleta de alto nível, é constantemente submetido a pressões e cobranças sobre seus resultados e retorno à prática esportiva. Seu afastamento, invariavelmente, representa prejuízos substanciais à equipe, aos patrocinadores e a todos os atores envolvidos em suas competições. Aumentar a longevidade esportiva de um atleta, extrair o máximo de seu rendimento e garantir as conquistas inerentes ao esporte são tarefas que demandam trabalho árduo e que exigem um treinamento seguro, de modo que uma lesão não inviabilize o andamento dos treinos ou ainda represente perda nas conquistas adquiridas ou até mesmo um custo inesperado.
Marco Aurélio Ayres (Lelo) auxiliar da preparação
Em um campeonato como o Gauchão que exige o máximo do atleta, pois além de ser muito truncado, acontece dentro de um curto espaço de tempo, a prevenção das lesões é fundamental. Por isso, desde a pré-temporada, todo trabalho realizado é em sintonia entre os departamentos médico, de fisioterapia e preparação física. Os profissionais, Luciano Ilha - preparador físico, Marco Aurélio Ayres - auxiliar da preparação, Leonardo Reche e Nicholas Owens - fisioterapeutas, Dr. Mário Cardoso - Ortopedista e Rudivan de Lara - massoterapeuta, realizam um trabalho de excelência e que tem possibilitado ao Veranópolis, melhor aproveitamento dos atletas com apenas 2 lesões durante a primeira fase do Certame Estadual.
Luciano Ilha
- Quando a preparação começa, é necessário conhecer cada atleta, suas particularidades e em que condições eles estão chegando ao clube. É comum vermos jogador que, fora de temporada, conquentemente, fique fora de forma, e aí cabe a nós prepará-lo o mais rápido possível para deixá-lo em ótima condição física para colocar o atleta em possibilidade de jogo. Explicou o preparador físico, Luciano Ilha, que marca sua quarta temporada a frente da preparação física do elenco pentacolor.
Fisioterapeutas, Leonardo e Nicholas
Na outra ponta, a fisioterapia, que a partir da década de 80 entrou no futebol, é hoje, fator fundamental na prevenção e recuperação dos jogadores. O fisioterapeuta, hoje em dia, não fica apenas responsável pela recuperação de lesões, mas também e, principalmente, sobre o trabalho profilático ou preventivo identificando alguns fatores que podem predispor o atleta à algum tipo de lesão.
- O aspecto preventivo no tratamento das lesões esportivas quer se discuta atividade física de alto desempenho quer como mero coadjuvante de tratamentos médicos é importante. Com a finalidade de atuar preventivamente a fisioterapia precisa redirecionar seu foco de atenção, usualmente centrado nas lesões já instaladas, para situações com possível risco para o aparelho musculoesquelético. Comentaram os fisioterapeutas, Leonardo e Nicholas.

Dr. Mário
O sucesso dentro de campo é construído fora dele. São profissionais que diariamente aplicam seu tempo e conhecimento para tornar o Veranópolis um time com resultados, e que há 24 anos tem se mantido na elite do futebol gaúcho, dando orgulho a nossa cidade e a torcida Pentacolor.

Fonte: http://www.vec.net.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.

Categorias de base do Botafogo de FV, estiveram no Beira Rio

  No último final de semana categorias de base do Botafogo de Fagundes Varela jogaram em Porto Alegre. As equipes sub9 e sub11 do Botafogo e...