A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música e foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos. Em Vila Flores, promover o contato das crianças e jovens com esta atividade, que traz diversos benefícios para o desenvolvimento dos que a praticam, faz parte dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o qual integra a Secretaria de Saúde e Assistência Social.
O capoeirista Willian Rodigheri Longhi é quem ministra as atividades. Nas quintas-feiras, à tarde, ocorre a oficina com os alunos de Jardim e Pré-escola da EMEI Nostri Bambini. Pelo Cras, as aulas atendem crianças e adolescentes, de três até 17 anos, desenvolvendo a capoeira como esporte, cultura e ferramenta de transformação social. Durante a ação os participantes aprendem sobre a história, músicas e movimentos da capoeira.
A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. Em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, demonstrando a sua importância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar.