sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Gauchão 2017 deve ter formula de disputa diferente


Com o provável crescimento da Primeira Liga em 2017, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) estuda mudar a fórmula de disputa do Gauchão. Com a adaptação ao novo torneio, o Estadual exigiria, no máximo, 10 datas da dupla Gre-Nal - oito a menos em relação a este ano. A possibilidade foi discutida na última terça-feira, em um encontro entre os presidentes Francisco Novelletto, da FGF, Romildo Bolzan, do Grêmio, e Vitorio Piffero, do Inter. A principal mudança no formato seria a disputa da primeira fase apenas com equipes do Interior, com 10 clubes jogando entre si. Desta forma, os seis melhores avançariam para a segunda etapa, na qual a dupla Gre-Nal entraria no campeonato, que seria jogada em dois quadrangulares com partidas de ida e volta. Assim, os dois primeiros de cada chave se classificariam à semifinal, que, a exemplo da final, seria disputada em dois jogos. 
— Ainda estamos numa fase de estudos, não há nada de oficial — esclarece Novelletto. 
O presidente da FGF também informa que Piffero e Bolzan aceitariam abrir mão de até metade da cota de TV do Gauchão (hoje, R$ 7,5 milhões para cada clube) para reduzir o número de jogos que a Dupla disputaria. Isto seria compensado com a receita gerada pelos direitos de transmissão da Primeira Liga, que pode ser ampliada para até 10 datas em 2017, o dobro das cinco previstas para este ano. Assim, a FGF poderia aumentar o valor repassado aos clubes do Interior. 
— O pagamento a Grêmio e Inter seria proporcional ao número de jogos. Se vão disputar metade, precisam abrir mão de algum percentual. Se não tiver compensação, uma mudança destas quebraria o futebol do Interior — argumenta Novelletto.

Como ficaria o novo Gauchão:
- Primeira fase com 10 clubes do Interior, que jogariam entre si; 
- Os seis melhores avançam para a segunda fase, com Grêmio e Inter;
- A segunda fase seria disputada em dois quadrangulares, com quatro clubes cada, em jogos de ida e volta; 
- Os dois melhores de cada chave se enfrentam nas semifinais; 
- A semifinal e a final seriam disputadas em jogos de ida e volta; 
- A dupla Gre-Nal jogaria, no máximo, 10 jogos, em comparação aos atuais 18 possíveis.

FONTE: ZH ESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF