quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Presente de grego. Xavante é rebaixado para a D


Lateral Claudio

Justamente no ano de seu centenário, o Brasil de Pelotas foi rebaixado à Série D do Brasileirão. Uma decisão do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou a perda de seis pontos do clube na terceira divisão nacional devido à escalação irregular do lateral-direito Cláudio, deixando o Xavante sem chances de disputar novamente o torneio no próximo ano.
O Brasil era o penúltimo colocado no Grupo D com sete pontos, mesmo número do Santo André. Agora, é o lanterna isolado e não tem mais como alcançar os paulistas. Terceiro colocado com oito pontos, o Caxias teve a permanência na terceira divisão matematicamente assegurada com a decisão. Como a decisão saiu do pleno, o clube não tem mais como recorrer. Cláudio estreou no Xavante no dia 17 de julho na vitória por 3 a 2 fora de casa sobre o Santo André. Poucos dias após o jogo, o clube do ABC Paulista entrou com uma denúncia no STJD alegando escalação irregular do lateral, que havia sido expulso na final da Série C do ano passado, quando atuava pelo Ituiutaba, e ainda tinha um jogo para cumprir o gancho.
Denunciado pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular), o Xavante havia sido absolvido no primeiro julgamento. O Joinville e a Procuradoria do STJD recorreram com base no artigo 71 do regulamento geral da CBF, que determina que as punições sigam valendo para competições subsequentes. Do pleno do tribunal, onde não cabe mais recursos, partiu a pior notícia do ano para os xavantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.

Adenor Bachi, o Tite, voltou ao ADF